Compliance
O compliance é um novo modelo de trabalho de prevenção e repressão de ilícitos econômicos focando na autorregulação da pessoa jurídica e gestão de risco empresarial.
Se tornou uma necessidade nos mais diversos setores econômicos, de pequenas à médias empresas. Existe, no entanto, uma carência de programas voltados especificamente para o aspecto preventivo penal, ou seja, programas que objetivam evitar a ocorrência de crimes empresariais, tais como corrupção, lavagem de dinheiro, etc.
Nosso trabalho tem como foco principalmente o Criminal Compliance e visa a prevenção de crimes e ilícitos administrativos.
De acordo com o caso, pode envolver as fases de implementação de programas de compliance, a revisão de programas já existentes, o due diligence anticorrupção, investigações internas, treinamentos e a terceirização do setor de compliance
Implementação do programa de compliance
Execução completa do programa de integridade, começando desde o risk assessment, elaboração de código de ética e demais manuais pertinentes, treinamentos, etc. O trabalho sempre será personalizado de acordo com o tamanho e necessidade da empresa.
Revisão de programa de compliance já existente
Empresas que já tenham um programa de compliance, porém muitas vezes deficitário e desestruturado ou que necessita de um enfoque de prevenção criminal e anticorrupção mais efetivo.
Due diligence anticorrupção
Processo de busca de informações com o fim de identificar possíveis setores de risco, protegendo a empresa de eventuais problemas criminais.
Investigação interna
Análise, dentro da empresa e em fontes públicas, que possibilitam a identificação de eventuais ilícitos pontuais praticados na empresa. Após é feito um relatório, sendo levado às autoridades responsáveis, se for o caso.
Treinamentos
Orientações específicas ligadas ao tema de compliance, prevenção e sistemas anticorrupção, em linguagem simples, para todos os níveis hierárquicos da empresa.
Terceirização do setor de compliance
Com a necessidade cada vez maior de um setor específico de integridade interno, é aconselhável que tal setor seja terceirizados, com um compliance officer externo, a fim de que haja uma visão imparcial.