Compliance

compliance vem se tornando cada vez mais uma necessidade nos mais diversos setores econômicos, de pequenas à médias empresas. Existe, no entanto, uma carência de programas voltados especificamente para o aspecto preventivo penal, ou seja, programas que objetivam evitar a ocorrência de crimes empresariais, tais como corrupção, lavagem de dinheiro, etc.

O escritório César Caputo Sociedade de Advogados trabalha em algumas frentes no Compliance empresarial, focando principalmente no Criminal Compliance, visando a prevenção de crimes e ilícitos administrativos.

Implementação do programa de compliance

Execução completa do programa de integridade, começando desde o risk assessment, elaboração de código de ética e demais manuais pertinentes, treinamentos, etc. O trabalho sempre será personalizado de acordo com o tamanho e necessidade da empresa.

Revisão de programa de compliance já existente

Empresas que já tenham um programa de compliance, porém muitas vezes deficitário e desestruturado ou que necessita de um enfoque de prevenção criminal e anticorrupção mais efetivo.

Due diligence anticorrupção

Processo de busca de informações com o fim de identificar possíveis setores de risco, protegendo a empresa de eventuais problemas criminais.

Investigação interna

Análise, dentro da empresa e em fontes públicas, que possibilitam a identificação de eventuais ilícitos pontuais praticados na empresa. Após é feito um relatório, sendo levado às autoridades responsáveis, se for o caso.

Treinamentos

Orientações específicas ligadas ao tema de compliance, prevenção e sistemas anticorrupção, em linguagem simples, para todos os níveis hierárquicos da empresa.

Terceirização do setor de compliance

Com a necessidade cada vez maior de um setor específico de integridade interno, é aconselhável que tal setor seja terceirizados, com um compliance officer externo, a fim de que haja uma visão imparcial.