César Caputo Guimarães

César Caputo é advogado, mestre em Direito Penal e especialista em sistemas anticorrupção e lavagem de dinheiro. Atualmente é membro da Comissão de Estudos Permanentes de Compliance do Conselho Federal da OAB e da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP.

Autor do livro “A Responsabilidade Penal do Compliance Officer”, César Caputo conta com mais de mais de 25 anos de atuação profissional, tendo sido sócio em grandes escritórios em São Paulo e Brasília.

Sua experiência profissional é rica e diversificada. Como sócio responsável pela área de Direito Penal Empresarial e Compliance, atuou em casos de alta complexidade, como grandes operações policiais, crimes de lavagem de dinheiro, e desbloqueio de bens no exterior, além de conduzir investigações internas e realizar a implementação de programas de integridade em empresas nacionais e multinacionais.

Em Brasília, litigou em tribunais superiores, principalmente na defesa de políticos federais. Atuou junto a importantes CPIs, e foi Coordenador Jurídico da Quarta Secretaria do Senado Federal.

Possui, ainda experiência na área pública, tendo exercidos funções estratégicas no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, como a Coordenação da Assessoria Técnica da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, e Coordenação da Assessoria de Informação e Gestão, sendo o responsável em ambas pela implantação dos Códigos de Condutas Éticos e Compliance.

Exerceu advocacia na área pública, na esfera municipal, em Direito Administrativo, Regulatório e Constitucional, para municípios do Estado do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

Mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Especialista em Direito Penal Econômico e Teoria do Delito, pela Universidade de Castilla La Mancha, na Espanha; Especialização em Crime Organizado, Corrupção e Terrorismo, pela Universidade de Salamanca, na Espanha; e Especialização em Direito Público com ênfase em Advocacia Municipal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Recebeu o prêmio Mérito da Advocacia Raymundo Faoro por sua atuação como Presidente da Comissão Especial de Implementação da TV OAB, sendo responsável pela elaboração, estruturação e aprovação da criação da Rede Nacional de Televisão da OAB. A honra é concedida àqueles que lutam pela defesa da advocacia e dos valores constitucionais.

Recebeu o prêmio Mérito Legislativo 2018. A condecoração  destinada  àqueles que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.