César Caputo Guimarães

Com uma atuação rica e diversificada, foi sócio responsável pela área de Direito Penal Empresarial em renomados escritórios em São Paulo, nos quais atuou em casos de alta complexidade, como grandes operações policiais, crimes de lavagem de dinheiro, e desbloqueio de bens no exterior, além de ser o responsável pelo setor de Criminal Compliance, conduzindo investigações internas e realizando a implementação de programas de integridade em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente integra a Comissão de Estudos Permanentes de Compliance do Conselho Federal da OAB e é Consultor da FIA/USP.

Possui também vasta experiência em Brasília, litigando em tribunais superiores, principalmente na defesa de políticos federais. Atuou junto a importantes CPIs, e foi Coordenador Jurídico da Quarta Secretaria do Senado Federal.

Conta, ainda, com relevante atividade na área pública, tendo exercidos funções estratégicas no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, como a Coordenação da Assessoria Técnica da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, e Coordenação da Assessoria de Informação e Gestão, sendo o responsável em ambas pela implantação dos Códigos de Condutas Éticos e Compliance.

Exerceu advocacia na área pública, na esfera municipal, em Direito Administrativo, Regulatório e Constitucional, para municípios do Estado do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais.

É sócio fundador IBDEE, Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial, e Coordenador da Comissão de Criminal Compliance; e é também membro do Instituto dos Advogados de São Paulo, IASP.

É mestre em Direito pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE, onde desenvolve estudo sobre a responsabilidade criminal do Compliance Officer. Possui Especialização em Direito Penal Econômico e Teoria do Delito, pela Universidade de Castilla La Mancha, na Espanha; Especialização em Crime Organizado, Corrupção e Terrorismo, pela Universidade de Salamanca, na Espanha; e Especialização em Direito Público com ênfase em Advocacia Municipal, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Recebeu o prêmio Mérito da Advocacia Raymundo Faoro por sua atuação como Presidente da Comissão Especial de Implementação da TV OAB, sendo responsável pela elaboração, estruturação e aprovação da criação da Rede Nacional de Televisão da OAB. A honra é concedida àqueles que lutam pela defesa da advocacia e dos valores constitucionais.